Notícias e dicas de saúde.

Prefeitura Municipal de João Pessoa Promove Ações de Prevenção ao Câncer de Mama

Publicado em Saúde há 1 ano, 6 meses, 15 dias

Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Foi criado na década de 1990, com o lançamento do laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção à doença, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na ocasião, o laço foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

O mês de outubro é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, visando contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Como parte da “Campanha Outubro Rosa – Um toque pode mudar a sua vida”, a Prefeitura Municipal de João Pessoa irá realizar uma ação na Policlínica Municipal das Praias, localizada na Av. Olinda, S/N, Tambaú.

Na manhã do dia 11 de outubro de 2022 serão ofertadas palestras educativas, encaminhamentos para consulta ginecológica, atualização da caderneta de vacinação (hepatite B e dT), Teste rápido (VDRL, HIV, Hepatite B e C), Distribuição de preservativos, Eletrocardiograma, Escuta psicológica e palestra com a equipe de enfermagem.

Além do autoexame, é necessário realizar consultas periódicas com Mastologistas, que são os médicos especializados em patologias que atingem as mamas.

Na Policlínica Municipal das Praias, a Mastologista Dra. Juliana Pontes de Farias (CRM 6220) atende nas Terças e Sextas, por demanda espontânea. Basta apresentar o cartão do SUS, a identidade e o comprovante de residência.

istamos os principais locais com a realização GRATUITA de Mamografia em João Pessoa, confira:

HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO
Localizado na Avenida João Machado, 1234, Centro.
Agendamento (De segunda a sexta-feira, 7h às 16h).

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY (HU)
Encaminhamento pela USF: 25, 26 e 27 de outubro.

CENTRO ESPECIALIZADO DE DIAGNÓSTICO DO CÂNCER (CEDC) – PB

Avenida Epitácio Pessoa, 600, Torre. Telefone (83) 3218-5369
A partir do dia 06/10 serão realizados 100 exames por dia.
Entrega de fichas a partir das 07h da manhã, por ordem de chegada, sem agendamento.