Saúde

Notícias e dicas de saúde.

Dia do Professor: uma classe que ainda é de muito orgulho

Publicado em Saúde há 11 anos, 5 meses, 13 dias

Ariqueme Online - Por Giovani Felipe (Professor da E.E.B Samuel Sandrini - Orleans)


Foi-se o tempo em que crianças pensavam em ser professores(as), foi-se o  tempo em que o primeiro membro de uma família a ter um curso superior  era o de licenciatura. Hoje o capitalismo e sua ideologia de trabalho  fazem com que os mesmos professores, fiquem horas em sala de aula, para  poderem pagar uma faculdade para seus filhos, que tenha um salário de  futuro mais rentável, como engenharias ou áreas da saúde. Este cenário é  resultado de que cada vez mais, está difícil ficar em sala de aula.  Alguns problemas. Nossa sociedade atual, cada vez mais está percebendo que o processo de  ensino e aprendizagem é realmente um processo, uma interação entre  famílias, escolas e professores.


Contudo, um desses tripés está deixando  os seus valores, que é a base de tudo em outro plano. A família não é  mais a base de uma sociedade e qual a consequência disto? Filhos  rebeldes, sem educação familiar e sem respeito à vida e ao semelhante.  Neste parágrafo estou sendo incoerente, mas explico. O processo de  ensino e aprendizagem é compreendido pelas famílias e não é mais uma  utopia. Os pais sabem em sua maioria que estão e devem participar da  formação dos filhos. Entretanto, as famílias no formato tradicionais  pai, mãe e filhos, estão ficando em segundo plano. O número de  divórcios, e de padrastos e madrastas vem aumentado.


A consequência se  percebe em sala de aula. A tarefa do professor atual é também em muitos  casos de psicólogo e a escola está cada vez mais interagindo com alunos  para soluções de problemas sociais. Esta geração, eu costumo comentar que é muito mais criativa e  inteligente que a geração Coca-Cola de 70 e 80. Quando estimulados,  produzem e criam muito mais. Suas produções, sejam na escrita ou na  sociedade, são inovadoras e culturais, com amplitude de valores sociais.  Todavia, suas rebeldias são muito maiores e a falta de uma base  familiar atrapalha; percebe-se assim choque de valores entre professores  e alunos. Ser professor é estar interagindo com estes problemas sociais há algum  tempo. O tempo é dinâmico. Foi-se o tempo da lei da palmatória, passou  os anos de professor durão e carrancudo, até o templo de respeito há uma  pluralidade cultural.


A dinâmica do processo de ensino e aprendizagem  hoje é outro, mas a figura do professor está ali, presente, modificando e  criando novos gênios e profissionais como sempre. "Ninguém ignora tudo.  Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos  alguma coisa. Por isso aprendemos sempre." Paulo Freire. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades  para a sua própria produção ou a sua construção." Cito Freire, mais uma  vez, por ser um grande teórico da Educação. Ensinar é uma construção  possível, quando pensada junto e de forma que se aja junto. A sociedade  moderna tem que tomar para si suas responsabilidades de:pais e mães ou  responsáveis. Só assim o Dia do Professor será comemorado com  intensidade. É neste dia que perceberemos que o valor real é o valor  social e não o material. Professor reclama por salário, porque busca  dignidade. Contudo, o que se realmente busca é educação assumida  interssocialmente. Entre: estado, pais e professores. Feliz aquele que  transfere o que sabe e aprende o que ensina. Assim, ser professor é uma tarefa um tanto dura atualmente, mas ainda  sim digna de valor e de respeito. Que bom que temos um dia. E que este  dia possa ser de reflexão, pois de comemoração são todos os dias que  conseguimos colocar nosso plano de aula em prática e ensinar os rebeldes  de uma sociedade capitalista.

1 de 10