Publicações

Fique por dentro das novidades.

IPM apoia à “Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”

Publicado em Noticias á 3 dias

Junho violeta, lançado neste mês de junho por iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), é uma campanha de abrangência nacional, que tem como tema o “Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: Fortalecendo as redes de proteção de direitos”.

Entendendo sua relevância e a importância do combate a violência contra a pessoa idosa, haja vista o crescente número de casos registrados no Disque 100, O IPM adere à campanha e mostra seu apoio alterando, durante todo o mês de junho, a cor do seu portal para a cor que representa a campanha.

A cor violeta foi escolhida por sua simbologia, que alude à delicadeza, simplicidade e beleza da flor, o que nos revela recursos sensíveis na conscientização para um cuidado de respeito com as pessoas idosas, deste modo, contribuindo para o reconhecimento e valorização do envelhecimento e dos idosos.

HISTÓRICO
O dia 15 de junho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.
Com esse intuito, diversas instituições buscam realizar ações informativas e de conscientização de forma a alcançar toda a sociedade.

SAIBA QUAIS SÃO OS TIPOS DE VIOLÊNCIAS CONTRA A PESSOA IDOSA
As agressões contra a pessoa idosa podem ser:
Violência física, mediante arranhões, beliscões, tapas, socos e afins;
Negligência, como a privação de medicamentos, descuido de higiene e abandono;
Violência sexual, caracterizada pelo uso da força para praticar atos sexuais;
Patrimonial, que consiste no uso não consentido de recursos financeiros e bens; e
Psicológica, que corresponde a agressões verbais, menosprezo e discriminações.

SAIBA COMO DENUNCIAR CASOS DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS DOS IDOSOS
O Disque 100 é um serviço que recebe denúncias relativas a violação de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

1 de 19