Sabedoria é dom da vivência
Publicado em Notícias há 12 anos, 3 meses, 8 dias
Por Ricardo Anísio
Alegria não tem idade. A alegria é um dom inato. A alegria é uma opção. A alegria é um exercício de fé, de fé na vida, dom sagrado que nos é doado por Deus. As pessoas da “melhor idade” são verdadeiros vasos, repletos de amor e de compreensão de mundo.
Quem não consegue abrir o coração para alegria, perde um tempo enorme na existência. Vejamos exemplos como os de Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá. Apesar dos percalços, nunca abriram mão do sorriso.
Vida é a maior dádiva que Deus nos concede, e dela devemos cuidar com toda dedicação. Irmã Dulce disse certa vez que “ as pessoas não sabem como a dor nos regenera, e por isso devemos recebê-la como um instrumento para nosso crescimento”.
Diante desses exemplos nos cabe a obrigação de, não somente respeitar (que é uma obrigação), mas de tratar nossos idosos com dignidade, respeito e total cuidado. Não é à toa que se usa hoje o termo “melhor idade”. Usa-se porque na verdade os idosos carregam consigo um vasto conhecimento do que é a vida, do que é viver. O mundo deles é um mundo muito mais sensível do que o nosso.
Cuidemos dos idosos como diamantes. Percebamos que nosso legado vem de suas filosóficas mensagens no cotidiano. Sem as pessoas mais experientes e amadurecidas, a quem pediríamos conselhos? A quem recorreríamos para entender melhor as dificuldades e os obstáculos que a vida nos oferece? Afinal de contas, nós crescemos e nos aprimoramos com as adversidades, e aprendemos a superá-las. Sempre que passar por um idoso, ofereça-lhe um sorriso.
Serviços
Serviços para auto atendimento