Notícias e dicas de saúde.

Jornada da Longevidade discute problemas e busca soluções para a 3º idade

Publicado em Saúde há 11 anos, 6 meses, 20 dias

A Prefeitura Municipal de João Pessoa realizou neste sábado (29), um encontro especial de gerações, com a realização da segunda etapa da Jornada Juvenil da Longevidade, promovida através da parceria do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP), das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Educação (Sedec) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No evento, realizado na Escola Municipal Escritor Luiz Augusto Crispim, no Bairro dos Ipês, estudantes da capital, selecionados entre os nove polos de ensino do município, e idosos, de grupos de convivência da cidade, discutiram problemas e buscaram soluções para os pessoenses maiores de 60 anos.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou da Jornada Juvenil e ressaltou o desejo de ver a capital paraibana como um município de referência no cuidado com o idoso. “Sonho em poder transformar a nossa cidade em uma Cidade Amigado Idoso. Esta jornada é importantíssima, pois, através dela, poderemos traçar as medidas para que a população maior de 60 anos de João Pessoa seja cada vez melhor assistida pela Prefeitura”, destacou.

O Guia Global Cidade Amiga do Idoso foi um projeto acordado durante o 8º Congresso de Geriatria e Gerontologia, realizado no Rio de Janeiro, em 2005. Nele, estão catalogadas ações e políticas públicas importantes para a saúde e qualidade de vida dos sexagenários.

Trabalho do Papi - O secretário do Desenvolvimento Social de João Pessoa, Antônio Jácome, também fez parte da cerimônia de abertura da segunda etapa da Jornada. Em seu discurso, ele destacou o trabalho do Programa de Atenção a Pessoa Idosa (Papi) e “o empenho deste equipamento em resgatar idosos em situação de risco”.

O superintendente do IPM, Cristiano Henrique Souto, falou para os jovens presentes no evento. “Acredito que todos aqui queiram viver muito. Para isso, é fundamental observar os mais experientes. Um dia, todos nós seremos idosos e sofremos com limitações. Entender como eles lidam com essas limitações e o que podemos fazer para ajudar os sexagenários de hoje a viver com mais qualidade é o primeiro passo para chegarmos à velhice mais confortáveis”, pontuou Cristiano Henrique Souto.

Em seguida, o secretário adjunto da Sedec, Genildo Lucena, iniciou a conferência “Autonomia da Vida: Longevidade Saudável Para Todos”. Dirigindo-se aos estudantes e aos idosos, Genildo explicou que a longevidade saudável começa com uma juventude saudável. “O tráfico de drogas tem matado muitos de nossos jovens hoje em dia. Saber fazer restrições, dizendo ‘não’ ao crack, à maconha, é um passo importante para chegar à velhice com tranquilidade. As drogas e o álcool encurtam consideravelmente nossa expectativa de vida”, disse o secretário.

Oficinas - Odete de Brito, de 65 anos, veio com o grupo Querer é Poder, do Geisel, e integrou a oficina “Ajuda, Acompanhamento e Família”. Ela disse que o respeito entre gerações deve ser mutuo. “O idoso precisa ser compreendido, assim como o jovem também precisar ser. Muitos não têm consciência dessa necessidade”, afirmou.

Já a estudante Sínthia Guedes, da Escola Municipal Francisco Pereira Nóbrega, esteve na oficina “Por Uma Ética de Responsabilidade”. “Nós vemos o desrespeito com o idoso todos os dias: quando motoristas estacionam em vagas que são reservadas para pessoas com mais idade, ou nos ônibus, quando os mais jovens não dão lugar para os mais velhos sentarem. São ações simples, mas que resultam em coisas muito grandes”, finalizou.

Após o término da Jornada Juvenil da Longevidade, o conteúdo discutido em cada oficina será compilado, editado e transformado na cartilha “Longevidade, Pense Nisso!”, com ações e apontamentos que a Prefeitura de João Pessoa poderá realizar para melhorar a vida do idoso pessoense. Ao final este documento será distribuído a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino do Município.