Publicações

Fique por dentro das novidades.

Mais qualidade de vida aos idosos através de cursos no Clube da Pessoa Idosa

Publicado em Institucionais á 6 mêses, 9 dias

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Clube da Pessoa Idosa, que é gerenciado pelo Instituto de Previdência Municipal (IPM), dispõe de cursos voltados para os idosos. Dentre eles, tem os dirigidos para a memória, como também para a parte física. O Clube da Pessoa Idosa deixa a disposição cerca de 19 cursos, dos mais variados seguimentos. Não é à toa que a cidade de João Pessoa ficou em 3° lugar no Nordeste em qualidade de vida para pessoas com mais de 60 anos, segundo pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas.

Um dos cursos é o de Ginástica Gerontológica, que nada mais é que uma ginástica adaptada para os idosos. O objetivo é trabalhar para que tenha uma melhor capacidade funcional, para executar uma atividade cotidiana, como por exemplo: a subida de escadas, que na maioria das vezes é um grande desafio para muitos idosos. Os exercícios trabalham as articulações, principalmente os joelhos, o que ajuda em doenças como artrites e artroses, visando o fortalecimento e o equilíbrio.

Os exercícios são acompanhados por profissionais de educação física, orientando a realização da forma correta. “A ginástica gerontológica trabalha a função cognitiva e motora dos alunos, o que melhora a memória, por conseguinte, proporcionando o prazer nas atividades. O objetivo do curso é dar autonomia física e mental, além de ajudar na coesão grupal, que é a interação com outras pessoas”, salientou a professora Rosa Lucena.

Para o superintendente do Instituto da Previdência do Município (IPM), Diego Tavares, essa geração merece toda atenção e cuidados. “Temos a preocupação com a qualidade de vida da população idosa, sendo assim, através do Clube da Pessoa Idosa incentivar cada vez mais a atenção apropriada para essa geração, oferecendo serviços que gerem mais qualidade de vida para as pessoas que já contribuíram tanto para a vida”, ressaltou Diego.

Qualidade de Vida 60+ – A cidade de João Pessoa ficou em 3° lugar no Nordeste, segundo a pesquisa do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), iniciativa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), que avalia a qualidade de vida das cidades para pessoas com mais de 60 anos, considerando as seguintes variáveis: Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação/Trabalho e Cultura/Engajamento e mais de 60 indicadores de 498 cidades brasileiras de grande e pequeno portes, ponderando também o clima. De acordo com a pesquisa o município paraibano oferece bons números de fisioterapeutas e psicólogos à sua população, além de poder contar com hospitais filiados a escolas médicas, trazendo bons resultados na variável Saúde. Confira a pesquisa completa no site https://institutomongeralaegon.org.

Outras Institucionais

Informações úteis para você ficar por dentro das novidades Institucionais

1 de 2