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IPM-JP inaugura sistema informatizado de requerimento e emissão de contracheques online
10/12/2012

Pensando em facilitar a concessão de aposentadorias e pensões aos servidores inativos da cidade, o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) desenvolveu um novo sistema informatizado, onde o futuro beneficiário da autarquia poderá dar entrada em seu processo previdenciário sem sair de casa. Acessando a página do órgão na internet, o servidor terá acesso a um formulário online de solicitação de benefícios, desenvolvido pela equipe da Divisão de Tecnologia da Informação (Div-Tin) do IPM-JP. A partir do preenchimento e impressão deste documento, será dado o primeiro passo para a aposentadoria ou para a liberação de pensão por morte.

Para utilizar essa praticidade, o futuro beneficiário do IPM tem de acessar o site da autarquia, no endereço www.ipmjp.pb.gov.br. Caso o servidor não tenha acesso à internet, ele pode fazê-lo na casa de um amigo ou parente, ou mesmo na sede do Instituto de Previdência, localizada na Avenida Engenheiro Clodoaldo Gouveia, 166, no Centro, próxima à Avenida Pedro II.

Na página inicial do portal, será visualizado o menu “Central de Serviços”. O servidor deve seguir até a opção “Requerimento de Benefícios” e clicar nela. Aparecerão então três outras opções para escolha, a depender do serviço que você queira requerer: “Solicitação Aposentadoria”, “Solicitação Pensão”, ou “Solicitação Revisão”; esta última, refere-se ao pedido de revisão do benefício concedido pelo IPM.

Após escolher o benefício, o servidor será redirecionado para outra página, onde um formulário, semelhante à antiga ficha de requerimento em papel que o IPM disponibilizava, deverá ser preenchido. Depois de conferir os dados nele dispostos, o documento deverá ser impresso e, anexado a ele, os documentos abaixo descriminados (ver lista). Por fim, portando toda a documentação necessária, dirigindo-se à sede do IPM-JP, o servidor deve procurar pelo Setor de Protocolo na recepção do Instituto e formalizar o pedido de abertura do processo.

Este é a primeira fase de implantação do novo sistema de concessão online de benefícios. “O objetivo da autarquia, num futuro próximo, é otimizar o tempo que o processo leva para percorrer os órgãos competentes na prefeitura, além de eliminar a peregrinação do aposentado ou pensionista ao Instituto enquanto seu requerimento é avaliado”, é o que afirma Cristiano Henrique Souto, superintendente do IPM-JP. Nesta nova fase projeto, após a abertura online do processo, o pedido será registrado num banco de dados e o servidor se dirigirá ao Instituto apenas para deixar as xérox do seus documentos e buscar sua portaria, já como servidor inativo de João Pessoa.

Emissão de contracheques

Além da praticidade acima, o IPM-JP também disponibilizou em seu site o serviço online de impressão de contracheques. Agora, o aposentado ou pensionista poderá imprimir em casa o holerite que ateste sua comprovação de renda, sem necessidade de se dirigir ao Instituto para requerê-lo. Antes, para acessar o sistema, o beneficiário deverá efetuar um cadastro único na sede do Instituto, onde uma senha será gerada.

“Achamos mais seguro o beneficiário vir aqui e cadastrar uma senha, do que fornecer um código padrão. Como a maior parte do nosso público é idoso, trabalhamos para que eles sejam autônomos, conhecendo sua senha, podendo, assim, ter acesso ao seus contracheques por conta própria”, explica o superintendente da autarquia. Para efetuar esse cadastro, o interessado deve dirigir-se à sede do IPM-JP e procurar pelo Setor de Manutenção de Cadastro.

Depois que a senha for gerada, o acesso pode ser efetuado a partir da página do Instituto. Clicando- se na opção “Contracheque Online”, no menu esquerdo na tela principal da página, o beneficiário será redirecionado para outra página, que apresentará ao servidor inativo ou pensionista a opção de escolha: “validar contracheque” ou “contracheque”, o último deve ser escolhido no caso do objetivo ser a emissão desses documentos.

A página também poderá ser acessada para atestar a autenticidade do holerite. Se o aposentado ou pensionista efetuar uma compra, ou firmar um contrato de crédito que necessite comprovação de sua renda, a loja ou órgão poderá confirmar se o documento é verdadeiro: na opção “validar contracheque” ele registrará o código impresso no contracheque e o sistema indicará a sua veracidade.

Melhorias

O IPM-JP conclui esta semana a reforma na sede do instituto. As melhorias nas seções de Suporte e de Desenvolvimento, bem como nos Setores de Arquivo de Digitalização serão entregues na próxima quarta (12), pelo prefeito Luciano Agra. Dentre outras benfeitorias entregues nos últimos meses estão: a compra e entrega de modernos arquivos deslizantes, que facilitaram a catalogação e a consulta aos dados pessoais dos servidores inativos da capital; a implantação da gestão eletrônica de documentos (GED), bem como do sistema eletrônico de controle de estoque; aperfeiçoamento do controle patrimonial; a aquisição de móveis novos e funcionais, 47 microcomputadores e 15 scanners.

Lista – Documentação necessária para requerer benefícios

• Aposentadoria Voluntária por Tempo de Contribuição ou Voluntária por Idade:
- Identidade;
- CPF;
- Portaria de contratação emitida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP);
- Carteira profissional;
- Certidão de casamento;
- Comprovante de residência atualizado, que inclua o Cep do seu endereço.
Caso você tenha acumulado tempo de serviço em outro lugar, além do tempo em que trabalhou como servidor(a) da PMJP, você ainda vai precisar dos seguintes documentos:
- Certidão original de tempo de serviço externo;
- Expediente de averbação (tempo de serviço prestado a outras instituições, registrado em um documento oficial);
- Último contracheque emitido pelo local onde você trabalhou.

• Aposentadoria por Invalidez
- Identidade;
- CPF;
- Portaria de contratação emitida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP);
- Laudo médico que ateste sua incapacidade definitiva e que inclua o número da Classificação Internacional de Doenças (Cid) referente à sua enfermidade;
 Comprovante de residência atualizado, que inclua o Cep do seu endereço.

Caso você tenha acumulado tempo de serviço em outro lugar, além do tempo em que trabalhou como servidor(a) da PMJP, você ainda vai precisar dos seguintes documentos:
- Certidão original de tempo de serviço externo;
- Expediente de averbação (tempo de serviço prestado a outras instituições, registrado em um documento oficial);
- Último contracheque emitido pelo local onde você trabalhou.

• Pensão vitalícia ou temporária:
- Identidade e CPF do dependente que está requirindo a pensão (xerox);
- Identidade e CPF do servidor falecido (xerox);
- Portaria de nomeação/contratação ou aposentadoria do servidor falecido (xerox);
- Carteira de de trabalho do servidor falecido;
- Certidão de óbito do servidor falecido;
- Comprovante de residência atualizado, que inclua o Cep do seu endereço

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